Dando continuidade as programações do segundo dia da III Feira de Agronegócios da Universidade Nilton Lins, foi realizado na tarde desta quinta-feira (19/09), às 16h, na sala 226s do Unicenter da instituição, o minicurso de Morfologia de Gado Girolando. O curso foi instruído pelo zootecnista e superintendente técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Leandro Paiva.

Durante o treinamento foram repassadas aos profissionais da área, pecuaristas, criadores de gado, veterinários e acadêmicos presentes, informações sobre as principais características do gado girolando. Paiva destacou que o intuito do encontro é explicar as particularidades da raça de gado e indicar formas de seleção de uma boa vaca girolando, promovendo discussão e aplicação técnica da morfologia do girolando dentro de uma fazenda.

Formada pela junção do gado das raças Holandês e Gir, a vaca girolando atende a necessidade dos pequenos e grandes produtores, além de se adaptar facilmente aos ambientes. Segundo Leandro Paiva, a morfologia está diretamente ligada a funcionalidade do animal.

Presente durante o minicurso, a veterinária Renata Maddy,  que atua há três anos no Rancho ING, do grupo Nilton Lins, destacou que buscou participar da instrução pelo fato de já trabalhar na área e buscar atualização de conhecimentos.

Durante a aplicação do curso foram tratados tópicos como:  descarte de vacas, características morfológicas, critérios para julgamentos da vaca, produtividade da vaca girolando, sistema mamário, conformação e capacidade, força leiteira, sistema locomotor e garupa.

FOTO: Marcilon Souza e Suyanne Lima.

Add your comment